Postagens populares

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Decoração com caramelo de açúcar




Decoração com caramelo de açúcar

Essa é uma dica para usar na decoração de bolos, doces e sobremesas em geral, com um ingrediente que com certeza você tem em casa: açúcar. A técnica é muito simples, não requer nenhum instrumento de confeitaria especial e dá um resultado muito bonito e profissional. Dependendo da sua destreza e de sua criatividade, a decoração com caramelo de açúcar dá uma cara de confeitaria profissional aos seus doces. Mesmo se a habilidade não for muita, garanto que dá para fazer um charminho. Dica boa, fácil e barata que eu aprendi e vim correndo contar para você.

Apesar da minha falta de jeito com caramelo, resolvi arriscar e fazer uma decoração diferente para um bolo coberto de brigadeiro de limão. Não só aprendi a fazer caramelo como descobri um jeito muito fácil de decorar doces, tudo culpa do vídeo da Coleção União. Além da receita do caramelo e do procedimento para formar o desenho, a decoração com caramelo também pode ser feita com antecedência e guardada, mostro como.


Decoração com caramelo de açúcar

(Rende cerca de 10 arabescos grandes)


Caramelo

  • 1 xícara de açúcar*
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de chá de vinagre branco


Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e a água, e mexa até o açúcar dissolver. Leve ao fogo médio e não mexa, não enfie o dedo, não balance a panela, nada. Deixa o bicho quieto rs. Quando começar a ferver, junte o vinagre e aí sim, dê uma mexidinha com a colher para misturar. Garanto que depois não fica cheiro nem gosto de vinagre no seu caramelo. Deixe novamente a panela quietinha lá no fogo, sem mexer, até ela adquirir a cor de caramelo e adquirir consistência de mel. Cuidado para não queimar, ficou marronzinho, já pode desligar o fogo. Faça imediatamente a decoração, vou dizer como.

Fazendo a arte: forre uma assadeira com papel alumínio (ou papel manteiga) e unte com óleo. Coloque óleo no papel toalha e passe por cima, é só para besuntar de leve. Pegue um pouco do caramelo com uma colher e vá derramando em fio sobre o papel alumínio, fazendo o desenho que desejar. Espero esfriar e destaque do papel com cuidado, sai fácil.

Armazenando: se não for usar a decoração na hora, coloque os arabescos de caramelo dentro de um pote, separados entre si com papel besuntado com óleo, tampe bem e deixe no freezer até o momento de usar. Fiz um dia antes de usar e deu certinho, a decoração de caramelo não melecou nem nada.

Eu sei que (quase) todo mundo deve estar careca de fazer caramelo, mas eu fiquei bem feliz porque o meu deu certo. Deixa eu ser feliz com uma coisa boba dessas?

Se você sentir que o caramelo está engrossando e parou de fazer fios mais maleáveis, volte com a panela para a boca do fogão, rapidinho, só para "amolecer" de leve. Você pode fazer um desenho no verso do papel manteiga para servir de gabarito, haja destreza para acompanhar os contornos do desenho com o caramelo. Rendas, arabescos e desenhos mais abstratos podem ser obtidos à mão livre, vá espalhando o caramelo de forma maluca que fica bonito do mesmo jeito.

O recheio do bolo foi de doce de leite, comprado pronto, e a massa foi um bolo comum com baunilha. Quer aprender a fazer a cobertura de brigadeiro de limão? 
- AGUARDE QUE EM BREVE POSTAREI!


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão, bjinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário